Partilhar boleia e poupar dinheiro

Sábado, 7 de Abril, 2012
   

No dia-a-dia muita gente utiliza o carro nas deslocações para o trabalho, para a faculdade ou até para levar os filhos à escola. E certamente que em muitas dessas deslocações o carro encontra-se com lugares vagos ou totalmente vazio, com a exceção do condutor. No entanto, não seria boa ideia rentabilizar esses lugares?

Tendo em conta que muita gente se desloca diariamente em horários e trajetos parecidos, o conceito traduz-se em partilhar o carro nessas viagens de rotina, com alguém com necessidades semelhantes e, no final, fazer uma divisão aproximada das despesas. Deste modo, em vez de dois carros, passa a ser necessário apenas um para efetuar o trajeto e combustível consumido reduzirá igualmente para metade. Todo esse combustível poupado será lucro a dividir por dois e, numa altura em que o seu preço atinge valores tão elevados, esse lucro ainda se torna maior.

Começar a partilhar as viagens

O primeiro passo para começar a poupar partilhando o carro em viagens, é encontrar alguém com um horário e trajeto parecidos com o seu. Podemos dividir os possíveis interessados em dois grandes grupos: conhecidos e desconhecidos.
Se estiver interessado em partilhar as viagens apenas com alguém conhecido, mas não sabe por onde começar, por que não pergunta a um amigo ou a um vizinho? A melhor forma de conhecer um possível interessado ou da compatibilidade entre ambos é, sem dúvida, através de uma conversa. Poderá também fazer o inverso e perguntar a um colega de trabalho se mora perto e se está interessado em partilhar as deslocações com intuito de poupar dinheiro.
O mesmo método de partilha de boleia poderá servir não só para deslocações entre trabalho e casa, mas também para o transporte dos filhos à escola, tal como referido anteriormente, ou até mesmo para outra situação totalmente distinta.

Partilhar viagens através da internet

Se estiver disposto a partilhar as suas viagens com alguém que ainda não conhece fisicamente, a internet é o meio que mais facilita esse processo. Existem sites que oferecem um serviço de divulgação de eventuais interessados em partilhar as suas deslocações. O funcionamento assemelha-se ao de uns classificados ou anuncios, onde é possível pesquisar pesquisar por propostas registadas, vizualizar uma série de detalhes e selecionar e contactar os utilizadores. Pode também integrar a base de dados do site, colocando as suas propostas. De seguida disponibilizamos os dois melhores sites que oferecem este tipo de serviço, em Portugal:
- deboleia.com
- galpshare.pt

Prós e contras

A partilha de boleia é, tal como já foi referido anteriormente, uma excelente forma de poupar dinheiro, que apresenta resultados visíveis e significativos. Os maiores obstáculos a esta poupança são provavelmente a desconfiança, a preguiça, o comodismo e a inércia caraterizada pelos sucessivos adiamentos.
Para além dos benefícios económicos, a partilha de transportes desempenha um papel importante em setores ambientais e sociais. Visto que esta prática ajuda a reduzir o número de transportes em movimento nas estradas, serão emitidos menos gases poluentes para a atmosfera, menos ruído provocador de poluição sonóra e o tráfego das cidades também pode ser reduzido, evitando tanto congestionamento nas horas de ponta.

De que está à espera para começar a poupar nas deslocações do quotidiano?